quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Agilize seu trabalho usando as actions

O recurso de actions e o processamento em lote, transformou trabalhos mecânicos, repetitivos e enfadonhos em uma tarefa a ser executada de forma automática e simples.


Muitas vezes, o profissional que trabalha com edição de imagens, seja para a Web, em publicidade ou qualquer outra área de atuação, depara-se com o problema que é a relação tempo versus volume de trabalho. Pensando nisso, a Adobe desenvolveu um recurso que facilita a vida de qualquer um que precise agilizar a produção de imagens.
Action, ou ação, é uma série de comandos que podem ser aplicados em um ou mais arquivos. A maioria das ferramentas e comandos pode ser memorizada pelas ações do Photoshop, havendo, ainda, diversas ações predefinidas no arquivo do programa. Correr uma ação equivale a colocar o Photoshop em uma espécie de piloto automático e observar o resultado.
O recurso de actions e o processamento em lote, transformou trabalhos mecânicos, repetitivos e enfadonhos em uma tarefa a ser executada de forma automática e simples, resultando em economia de tempo e, conseqüentemente, no aumento da produtividade.
Assim como outros recursos, as actions não são um dispositivo recente, mas a cada dia tornam-se mais úteis e necessárias, fazendo o trabalho do usuário render mais, e permitindo produzir em maior quantidade e melhor qualidade.

1. Execute o Photoshop e, depois, acesse a pasta em que estão as imagens que vão receber automação de ações. Selecione uma delas e dê duplo clique, ou clique OK, como mostra a figura.






2. Com a imagem aberta, escolha Actions no menu Window, ou simplesmente pressione ao mesmo tempo as teclas Alt e F9. A caixa de opções de Actions aparecerá da mesma forma.






3. Crie ou selecione um grupo existente de ações e, com o botão Create New Action, estabeleça uma nova ação, que será memorizada pelo Photoshop e nos permitirá utilizá-la posteriormente.






4. Na nova caixa de opções, dê o nome que preferir em Name. Esse será o título das ações que vão compor o tratamento da imagem. Para memorizar cada ação, clique em Record.






5. A primeira ação aplicada diminuirá a saturação da imagem em 75%. Para isso, vá ao menu Image, escolha a opção Adjustments e, então, clique sobre Hue/Saturation.






6. Nesta caixa de opções, edite apenas a alternativa Saturation, digitando o valor -75. Esse número será o valor em porcentagem da diminuição de saturação. Clique em OK.






7. A próxima ação reduzirá o tamanho da imagem em 25%. Para redimensionar a foto, vá ao menu Image e, depois, clique sobre a opção Image Size, como mostra a figura.






8. Em Image Size, mude a unidade de medida para porcentagem, e nos campos Height e Width, digite 25. Se a opção Costrain Proportions estiver marcada, não é preciso digitar nos dois campos.






9. É possível inserir qualquer valor para redimensionamento, mas lembre-se de que valores que proporcionam o aumento da imagem podem deixá-la com qualidade muito ruim. Clique em OK.







10. A dessaturação e o redimensionamento serão as duas ações nesta automação. Perceba, na imagem, que cada ação é memorizada na caixa de Actions. Salve e feche a foto.







11. A próxima etapa é parar a memorização ou gravação das ações. No canto inferior esquerdo da caixa de Actions, clique sobre o botão de pausa, Stop Playing/Recording.







12. Para que a automação seja finalmente realizada, clique no menu File, vá à função Automate e clique sobre a opção Batch. Uma caixa de opções abrirá para serem feitas algumas definições.







13. Com a caixa de opções da automação aberta, será necessário optar por uma das ações existentes na aba Action. É possível escolher qualquer das ações predefinidas ou selecionar a que criamos.







14. Em Source, escolha a opção Folder. Assim, a automação acontecerá em todas as imagens de uma pasta. Mais abaixo, em Destination, escolha None e clique em OK.







15. Com a automação, o Photoshop faz o trabalho sozinho, aplicando as ações em cada uma das imagens da pasta. Se o desempenho de sua máquina for alto, é possível aplicar em diversas imagens.







16. Quando estiver pronta a automação que comandamos, você pode conferir o resultado abrindo as imagens na pasta. Vá ao menu File e clique sobre Open, como mostra a imagem.







17. Nesta pasta, estão somente as imagens resultantes do processo de automação. É recomendável manter as originais em uma pasta separada, como arquivos de segurança.







18. Veja duas das imagens originais e as resultantes lado a lado. Com a utilização das ações, o mesmo trabalho foi feito em diversas imagens por meio de um comando sobre apenas uma delas.

0 comentários:

Postar um comentário