terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Use imagens de água para criar efeitos incríveis com photoshop

(Arquivos disponíveis no final do tutorial)


Neste maluco inverno brasileiro em que nunca sabemos se é pra sair de calção ou de malha, resolvemos que seria divertido fazer chover outras coisas além de canivetes!

Este tutorial mostrará algumas técnicas e estilos que podem ser utilizados para fazer respingos, goteiras e formas aquáticas. Embora configurações específicas de estilos de camada sejam fornecidos para criar os objetos desta imagem, você está livre para alterá-las a qualquer momento do processo para chegar a resultados só seus.

Depois de um pouco de experimentação, esperamos que não seja mais tão necessário se contentar com os pincéis predefinidos, tão difíceis de manipular de acordo com a composição. Recomendamos usar uma tablet Wacom puramente pela facilidade em desenhar, mas ela não é fundamental. Depois de configurar os estilos, eles podem ser salvos para uso futuro e aplicados a qualquer outra forma ou objeto desejado, com alterações mínimas.

Assim, quer você esteja dando toques finais ou pintando um mundo totalmente submarino, experimente este tutorial e deixe vagar sua imaginação.


1 De baixo pra cima

Abra uma tela com 2480x3508 pixels, com Color Mode RGB, 300 dpi e cor de fundo preta. Crie uma nova camada e pinte linhas azuis aleatórias (varie a cor, a espessura e a opacidade das pinceladas). Selecione Filter > Blur > Motion Blur, com Angle ajustado para 0 e Distance para 999. Duplique, então, a camada do chão, ajustada para Vivid Light na paleta Layer Options, e mova a camada até conseguir um efeito brilhante.









2 Chove, chuva

Pressione Filter > Blur > Gaussian Blur para mesclar as camadas. Duplique a camada do chão e mova-a para o meio da imagem. Selecione Filter > Blur > Gaussian Blur, com Radius ajustado para 250. Aplique o filtro Gaussian Blur duas vezes para obter um desfoque suave e use Opacity 50%. Duplique novamente essa nova camada, passe para o alto das camadas e ajuste para 20% de opacidade. Essas duas camadas desfocadas darão cor ao efeito e chuva.

3 Corte, mascare e apague

No site há um link para a imagem que usamos – retirada de deviantART. Recorte a garota do fundo usando a ferramenta Pen ou com uma máscara, o que preferir. Seja cuidadoso para não precisar ficar limpando depois. Feito isso, ponha a figura em seu documento. Ela deve ficar na camada de cima.




4 Aguaceiro

Crie uma nova camada preenchida com preto e certifique-se de que a cor de primeiro plano seja preto e a de fundo, branco. Depois selecione Filter > Render > Fibers, com Variance ajustado para 10 e Strenght para 64. Acerte a camada para Vivid Light na paleta Layers. Selecione Image > Adjust > Levels e mova o deslizante Midtone para a direita para reduzir a força das fibras. A seguir, ponha a camada da chuva abaixo da garota, reduza a opacidade e apague a chuva que estiver no chão.


5 Sobreposição de padrões

Abra o arquivo “elephant shape.psd” de nosso site. Selecione a caçada do elefante e ajuste Fill para 0% na paleta Layers. Abra Layer > Layer Style > Blending Options e adicione os próximos seis estilos à sua forma, como explicado nos próximos seis passos, começando com Pattern Overlay: Blend Mode = Exclusion; Opacity = 100%; Pattern = clique na caixa Pattern e carregue “water_bubbles. pat” de nosso site; Scale = 100%; e marque a caixa Link with Layer.

6 Sombra interna

Para a Inner Shadow, utilize estas configurações: Blend Mode = Screen com uma cor branca; Opacity = 20%; Angle = -45º; Distance = 20; Choke = 0; e Size = 100. Clique em Contour (a imagem cinzenta do histograma) e a caixa do Contour Editor se abrirá. Carregue o arquivo “contour.shc” de nosso site e, na caixa Preset, escolha “elephant”. Experimente mover, adicionar e excluir pontos no gráfico para criar outros efeitos de reflexo. Salve as alterações, pois esse contorno será usado novamente.


7 Brilho interior

Adicione as seguintes configurações, desta vez para Inner Glow:Blend Mode = Screen; Opacity = 20%; Noise = 0%; branco sólido; Technique = Softer; e Source = Edge. Ajuste Choke em 0%, Size em 150px e clique na setinha ao lado de Contour para selecionar seu elefante/novo contorno outra vez. Marque a caixa Anti-aliased, usando Range de 50 e Jitter de 0.


8 Chanfro e entalhe/Acetinado

Para o Bevel and Emboss, use Style = Inner Bevel; Technique = Smooth; Depth = 90%; Direction = Up; Size = 144px; Soften = 9; Angle = 70°; e Altitude = 65°. Acerte Gloss Contour para Ring; Highlight mode = Screen com uma cor branca; Opacity = 100%; Shadow Mode = Multiply com uma cor preta; Opacity = 20%. Para Satin, use Blend Mode = Color Dodge com uma cor branca; Opacity = 15%; Angle = 45°; Distance = 42; e Size = 248. Selecione o contorno do elefante e marque Anti-aliased.


9 Sobreposição de cor

No último estilo, Color Overlay, use os seguintes ajustes: Blend Mode = Color com uma cor retirada da área do chão e Opacity = 20%. Clique em New Style para salvar e renomear seu estilo. Depois de salvá-lo, aplique-o a qualquer outra forma que deseje usar. Crie uma nova camada transparente acima da do elefante e mescle as duas. Finalmente, coloque a forma na imagem principal, com modo de mesclagem Screen.


10 Nos holofotes

Crie uma nova pasta e altere o blending mode para Vivid Light. Crie uma nova
camada nessa pasta e, com um pincel macio
com branco e cerca de 300px e comece a incluir
áreas de luz caindo sobre o elefante, do jeito
que preferir. Reduza o valor da opacidade da
camada para esmaecer essa luz. Você pode criar
novas camadas nessa pasta e adicionar luz ao
guarda-chuva e à garota.


11 Crie respingos

A seguir, crie os respingos d’água. Duas formas nunca serão exatamente iguais, por isso será preciso experimentar. É mais fácil se você abrir um novo documento,tamanho A4, 300 dpi, RGB e o fundo preenchido com preto. Crie uma nova camada e, com um pincel suave branco, comece a desenhar uma forma aproximada de respingo. Use diversas opacidades e espessuras de pincel.


12 Dê movimento

Quando estiver feliz com seu trabalho, duplique esta camada e selecione Filter > Blur > Motion Blur. Desloque a camada na direção em que desejar que o respingo se mova (usando uma configuração de Distance em torno de 50). Depois, desalinhe essa camada desfocada em relação à anterior (mais uma vez, o melhor é mover a camada na direção em que vai o respingo).






“ Crie os respingos d’água. Duas formas nunca serão exatamente iguais, por isso será preciso experimentar”


13 Seguindo a correnteza

Novamente, faça uma pausa e confira se está satisfeito com o rumo que o trabalho está tomando. Duplique a camada desfocada. Selecione Edit > Transform > Scale, redimensione o segundo respingo, rotacione e reposicione onde achar melhor. Depois mescle as três camadas de respingo.




14 Profundidade

Abra a paleta Layer Style, selecione Blending Options e marque a caixa Preview. Selecione Bevel and Emboss com estilo Inner Bevel e Technique Smooth. Mova os deslizantes Depth e Size até estar satisfeito com o resultado (não há configurações exatas aqui).



15 Reflexos transparentes

A seguir, crie uma nova camada transparente e mescle-a com o respingo. Selecione Filter > Artistic > Plastic Wrap e digite as seguintes configurações: Highlight 20; Detail 10; e Smoothness 10. Elas são apenas um bom ponto de partida, que você pode alterar à vontade até encontrar o efeito de que mais gosta na imagem.











16 Fase final dos respingos

Depois, selecione a camada do respingo. Vá a Image > Adjustments > Levels e comece a mover a setinha preta do deslizante. Depende muito da forma; vá puxando até chegar ao resultado que deseja. É preciso construir vários desses respingos (veja exemplos em nosso site). Arraste o respingo terminado para a imagem, usando o blending mode Screen. Depois comece a montar a composição.


17 Nuvens

Selecione um pincel redondo duro com branco, crie uma nova camada e faça pontos na forma de sua nuvem (variando os valores de opacidade e o tamanho). Aplique Gaussian Blur conforme desejado, acrescente um ligeiro Bevel and Emboss e um modo Shadow Multiply com cores extraídas da área do chão.








18 Nuvens de chuva

A chuva que sai das nuvens é criada duplicando a camada original do aguaceiro, reduzindo o tamanho de acordo com a largura da nuvem, rotacionando e aplicando o modo de mesclagem Hard Light. Coloque a chuva abaixo da camada da nuvem e adicione um color overlay com modo Color. Use Levels para reduzir ou aumentar as gotas e altere o valor da opacidade para blend.






“ A obtenção dos melhores resultados dependerá do tempo que você leva desenhando e alterando as diferentes configurações de Bevel and Emboss ou Plastic Wrap”


19 Crie arco-íris

Abra uma nova camada e use a ferramenta Marquee para desenhar um retângulo comprido. Escolha a ferramenta Gradient, selecione as cores do arco-íris e preencha a área arrastando o preenchimento para baixo (segure Shift para mantê-lo reto). Aplique um Gaussian Blur com raio de 15. Use a ferramenta Warp (Edit > Transform > Warp) para dobrar seu arco-íris na forma desejada. Use o modo de mesclagem Screen e altere o valor de opacidade como desejado.


20 Acrescente extras

Agora, comece a acrescentar os detalhes extras, como peixes, bolhas ou gotinhas d’água no chão. Pinte também outras luzes e sombras na garota, incluindo a sombra projetada. Em nosso site há um arquivo de texto com links úteis para alguns dos pincéis usados, incluindo os respingos pretos na parte de baixo da imagem.













21 Um raio de sol

Em uma nova camada, crie um retângulo usando a ferramenta Marquee e preencha com branco. Use a ferramenta Perspective (Select > Transform Selection > Perspective) e faça um cone inclinado, depois remova a seleção e aplique um Motion Blur com ângulo de -45. Ajuste essa camada para Hard Light e reduza a opacidade. Remova áreas, caso necessário.


22 Toques finais

Crie uma nova camada e preencha com uma cor retirada do chão. Depois ajuste a camada para Overlay e reduza a opacidade para ao menos 50%, o que dará à imagem um tom uniforme. Finalmente, mascare as bordas da imagem para ressaltar os efeitos de luz.















1 comentários:

Juliana Cardoso disse...

Iamgem retirada do DeviantArt:
http://eirian-stock.deviantart.com/art/Umbrella-Package-65019962

Postar um comentário